quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Turismo São Paulo ..

Que tal reviver os passos dos jesuítas na época da colonização? Ou então, integrar lazer e conhecimento sem gastar um tostão? Essas são apenas duas das muitas opções em programas que a Secretaria de Turismo desenvolve hoje a fim de incentivar que o paulista de qualquer idade e situação econômica possa conhecer o que o Estado tem a oferecer, em roteiros que aliam lazer e cultura, entre outras atrações.
Caminha São Paulo - Passos dos Jesuítas – O programa Caminha São Paulo é o nome do conjunto de projetos executados pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para estruturar roteiros de caminhada e peregrinação por diversas regiões do Estado.
Passos dos Jesuítas – Anchieta é o primeiro deles. O caminho foi inspirado nas rotas percorridas pelos catequistas na época da colonização do Brasil, com destaque para o padre, professor, historiador e poeta José de Anchieta. São duas sugestões de rotas, envolvendo 13 cidades e 360 km no litoral do Estado. Em 14 de setembro de 2011 foi lançada a primeira etapa, de Peruíbe a Ubatuba. E em 28 de novembro, a etapa final, de Bertioga a Ubatuba.
Para participar, basta se inscrever no site www.caminhasaopaulo.com.br e retirar sua identificação eletrônica que permite a familiares e amigos acompanharem o percurso via internet por meio de totens eletrônicos instalados no percurso.
Programa Turismo do Saber – crianças de famílias do interior podem conhecer o litoral paulista e, da mesma forma, as que residem no litoral podem visitar o interior e tomar contato com o campo pela primeira vez. O Estado providencia ônibus para o transporte, lanches e hospedagem em escolas, além de material pedagógico para enriquecer a experiência.
Roda SP – O Roda SP é um projeto itinerante, que percorre diversas regiões do estado ao longo do ano acompanhando os grandes fluxos de turistas em festas, eventos e férias escolares. A frota, que inclui ônibus double-deckers no estilo das mais famosas capitais europeias, realizou suas primeiras rotas na região de Campos de Jordão, no inverno das férias de julho.
Confira os outros locais por onde os ônibus passaram em 2011:
Vale do Paraíba - 20 de julho à 4 de agosto: Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato, São Francisco Xavier e Pindamonhangaba.
Vale do Ribeira - 5 à 7 de agosto: Iguape, Ilha Comprida e Cananéia.
Vale do Paraíba - 9 à 18 de agosto: Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Aparecida, Guaratinguetá, Lorena e Piquete.
Região de Barretos - 25 à 28 de agosto: Barretos e Olímpia.
Expoflora 2011 - 16 à 18 de setembro: Jaguariúna e Holambra.
Região de Atibaia - 23 à 25 de setembro: Atibaia, Bragança, Paulista, Itatiba, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã e Piracaia.
Região de São Roque - 7 à 9 de outubro: São Roque, Itu, Salto e Ibiúna.
Região de Aparecida - 15 à 18 de outubro: Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Canas e Cachoeira Paulista.
Região de Miracatu - 11 à 14 de novembro: Miracatu, Registro e Pedro de Toledo.
Baixada Santista - 15 de dezembro à 5 de fevereiro: Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.
Funciona assim: por R$ 10,00, o usuário compra uma passagem em forma de pulseira. Essa passagem pode ser usada por um dia inteiro (ou dois, no caso da Baixada Santista), para subir e descer nos ônibus quantas vezes o passageiro quiser. Por exemplo: o turista pode acordar em Santos, pegar um ônibus para o Guarujá, passar a manhã por lá e depois jantar em São Vicente. É uma iniciativa inédita no país, que ajuda a redistribuir as grandes concentrações de turistas pelas cidades vizinhas a grandes eventos com um produto turístico de alta qualidade e baixo custo.
Confira o cronograma de passeios no site (www.turismo.sp.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário