segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Agricultura e Abastecimento " ESTADO DE SÃO PAULO"

Promover o desenvolvimento rural do Estado com mais oportunidades no agronegócio, pesquisa e preservação dos recursos naturais e do bem-estar da comunidade é primordial para a Secretaria da Agricultura e Abastecimento nos próximos anos.

São Paulo responde por 30% do agronegócio brasileiro. O Estado é o maior produtor nacional de cana-de-açucar (57%), laranja (80%), borracha natural (59,2%) e frutas de mesa. Além disso, ocupa a terceira posição na produção de café e carne de frango.

As exportações do agronegócio paulista foram de 23,11 bilhões de dólares no ano de 2011, com crescimento de 14,4% em comparação ao ano anterior, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A principal ferramenta do Estado para apoiar o setor agrícola é o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), voltado a pequenos e médios produtores, com 26 linhas de crédito disponíveis atualmente.


A igualdade de oportunidades e estímulo aos trabalhadores do campo encontra amparo também no Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social, o PPAIS, pelo qual o governo, como grande comprador de alimentos, irá adquirir parte da produção oriunda da agricultura familiar – destinando no mínimo 30% das verbas para a compra de alimentos para essa atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário