quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Papel econômico e ambiental..


O Estado de São Paulo é o maior consumidor de gás natural no país, com participação de mais de 20% no total nacional. O gás natural passou a desempenhar um importante papel na economia paulista, principalmente na indústria, que concentra cerca de 80% do total consumido. É uma alternativa energética importante também para a redução da emissão de gases que causam o efeito estufa.
Uma das metas da Secretaria é aumentar a oferta de gás natural a partir da produção dos campos de pré-sal situados na Bacia de Santos. A exploração proporcionará ganhos de eficiência energética, ambientais e econômicos, além do aumento geral de competitividade do parque industrial nacional.
Outra fonte importante para a economia paulista são o petróleo e derivados.
As cinco refinarias do Estado representam mais de 40% da capacidade total do País, além de serem responsáveis por significativa produção de derivados, como gasolina, GLP, óleo diesel e querosene, dentre outros. Esse desempenho relaciona-se estreitamente com o mercado regional de combustíveis derivados de petróleo, no qual São Paulo assume relevância, com quase 29% do mercado nacional. 
Foram realizadas importantes descobertas no setor, com destaque para as áreas de Lula e Cernambi, cujos volumes recuperáveis chegam a 6,5 bilhões e 1,8 bilhão de barris de óleo equivalente, respectivamente. Como conseqüência de seu alto potencial, foi constituído o Projeto Piloto de Lula, que prevê a interligação de seis poços produtores e a construção de um gasoduto com 139 km de extensão, por onde será escoado o gás até a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato, em Caraguatatuba, cuja capacidade de processamento será de 18 milhões de metros cúbicos de gás natural e de 42 mil barris de óleo por dia. 
E para estimular ainda mais essas fontes energéticas, foi lançado o Programa Paulista de Petróleo e Gás Natural, que busca viabilizar investimentos em obras de infraestrutura e saneamento nas áreas de influência do pré-sal, além de promover incentivos à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação tecnológica na cadeia produtiva do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário