quarta-feira, 30 de maio de 2012

Profissionais da saúde terão acesso a publicações científicas para auxiliar no trabalho


Profissionais da saúde já podem acessar conteúdo científico por meio do portal Saúde Baseada em Evidências. A iniciativa foi lançada nessa terça-feira (29), através de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Estão disponíveis para consulta mais de 31 mil periódicos completos e mais de 200 mil trabalhos acadêmicos digitalizados, entre dissertações de mestrado e teses de doutorado.
“Esse portal de periódicos científicos da Capes ajuda em toda pesquisa no Brasil, toda a vida acadêmica, em todas as áreas do conhecimento, todos nossos estudantes no exterior, bolsistas, pesquisadores, utilizam esse portal como referência, porque ele é muito bem organizado, muito didático. Foi feita uma comissão de cientistas, de especialistas e desenhou quais são os periódicos que interessam ao profissional na ponta, para ele melhorar o atendimento, o tratamento e a saúde”, disse ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Segundo Mercadante, o objetivo do portal é melhorar a eficiência do trabalho dos médicos no País, já que a proporção é relativamente pequena, com uma média nacional de 1,8 médico para cada mil habitantes. Na Argentina, a proporção é o dobro do que no Brasil.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explica que a ideia é apostar nos profissionais e gestores que já atuam hoje para que eles tenham informações mais atualizadas e possam tomar decisões mais corretas.
“O portal ajuda os profissionais a tratarem num tempo mais adequado as pessoas. Um dos grandes problemas hoje é o tempo de demora, de espera para fechar um diagnóstico, para resolver o tratamento. Com esse portal, lá na ponta, o profissional de saúde, onde estiver, vai poder checar o diagnóstico, qual é a melhor forma de fazer o diagnóstico, pode usar o Telessaúde (sistema do Ministério da Saúde em que os médicos tiram dúvidas pelo telefone) pra mandar as informações do exame que fez, pegar uma segunda opinião e, com isso, tratar melhor as pessoas”.
O médico Délio Batista Pereira, que atua em Porto Velho (RO), considera a iniciativa muito interessante para todos que trabalham com saúde.“Nós carecemos de bibliotecas de boa qualidade. Os livros são caros, os recursos são escassos e a abertura do portal da Capes para todo profissional de saúde é muito importante para gente manter a atualização e cuidar melhor dos nossos pacientes”.
Foram investidos R$ 10 milhões na criação do portal e na compra do acervo digital de sete bancos de dados. O acesso ao portal será feito com o número do registro profissional (CRM) e uma senha. Já estão cadastrados 920 mil trabalhadores em saúde. A expectativa é que esse número chegue a 1,8 milhões de profissionais.
O objetivo da medicina baseada em evidências é oferecer ao médico e profissionais de saúde subsídio de estudos e práticas anteriores para auxiliar na tomada de decisão.

São Paulo alcança 18 das 20 metas estipuladas para criança e adolescente, diz Unicef


O município de São Paulo alcançou 18 de 20 metas estipuladas conjuntamente entre a prefeitura e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em setores relacionados à criança e ao adolescente. O levantamento, divulgado na terça-feira (29), chamado de Plataforma dos Centros Urbanos, refere-se ao período de 2008 a 2011.


De acordo com o Unicef, entre os maiores avanços da cidade de São Paulo estão a ampliação da cobertura de pré-natal, que passou de 73% das gestantes, em 2008, para 77% em 2011; o crescimento no número de matrículas na escola regular de crianças e adolescentes com deficiência (de 11.365 estudantes, em 2008, para 12.732, em 2011); e o aumento de 38% no número de centros de Referência de Assistência Social, no período.
O município também cumpriu as metas de ampliar o programa Estratégia Saúde da Família (que passou de 38,7% para 43,1%), e o número de conselhos tutelares (que subiu de 37, em 2008, para 44, em 2011).
São Paulo conseguiu ainda diminuir a taxa de mortalidade de pessoas até 19 anos por acidente de transporte (de 6,9 para cada 100 mil habitantes, em 2008, para 5,4 em 2010 – não há dados de 2011) e implantar mecanismos de monitoramento das medidas socioeducativas de meio aberto.
“Como representante do Unicef, tenho que dizer que, até que sejam cumpridos todos os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil, o resultado não é suficiente. Mas, a verdade é que 18 de 20 metas é um número muito bom”, disse o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl.
Apesar dos bons resultados, o município não conseguiu reduzir a taxa de homicídios entre adolescentes, de 10 a 19 anos, segundo a meta estipulada. O número de homicídios entre adolescentes, que era de 10,5 para cada 100 mil habitantes, em 2008, caiu, em 2010, para 10 para cada 100 mil habitantes, aquém da meta de redução, de 5%.
“Ainda não sabemos porque essa meta não foi atingida. Estamos analisando os dados, homicídio é uma preocupação grande no Brasil, especialmente entre os adolescentes negros. A questão tem muitas raízes sociais, e não é uma coisa que é fácil resolver de um dia para outro”, destacou Stahl.
A cidade de São Paulo também não conseguiu atingir a meta de implantar mecanismos de monitoramento do investimento criança e gastos sociais relacionados. O Unicef entende como investimento criança o total de gastos previstos e executados no Orçamento Geral da União que beneficiam diretamente ou predominantemente a infância.
Em nota, o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, disse que o resultado da pesquisa mostra que a cidade conseguiu colocar em prática políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. “Sabemos que ainda há muitos desafios a superar, muito a fazer, mas o importante é que estamos no caminho certo e esse reconhecimento prova isso”, disse.
A Plataforma dos Centros Urbanos é desenvolvida pelo Unicef em ciclos de quatro anos. O primeiro foi em 2008, com a mobilização dos então candidatos a prefeito para que se comprometessem com o cumprimento de 20 metas. Contou também com a participação de comunidades populares.
A partir de 2013, o Unicef deverá expandir a iniciativa para outras cidades brasileiras.

Túnel Santos-Guarujá vai melhorar mobilidade urbana na Baixada Santista


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou nesta quarta-feira, 30, a contratação do projeto executivo para a construção do túnel Santos-Guarujá, em Santos. Considerada uma das principais obras do Governo do Estado, o túnel vai trazer benefícios ao trânsito e melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nas duas cidades da Baixada Santista.

“Temos aqui o que há de melhor para esta que vai ser a nossa obra mais desafiadora. O túnel Santos-Guarujá prevê pessoas passando a pé, de bicicleta, carro, moto, ônibus, caminhão e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)”, disse o governador.

Entre os benefícios anunciados nesta quarta-feira para a Baixada também está a renovação da frota dos caminhões dos motoristas que trabalham no Porto de Santos. O Governo vai criar o Renova São Paulo, programa que vai proporcionar juros zero para os caminhoneiros, que terão 120 meses para pagar o veículo novo. “A renovação da frota dos caminhões vai trazer mais segurança e melhorar o meio ambiente, já que uma das causas do efeito estufa é o diesel”, destacou Alckmin.

Anchieta
O governador também anunciou dois esperados projetos para aliviar os congestionamentos na Baixada Santista: a ampliação da interseção das rodovias Cônego Domenico Rangoni (SP-55) - antiga Piaçaguera-Guarujá - e Anchieta (SP 160) e a construção de faixa adicional na Cônego. “Há um grande gargalo no caminho até Cubatão. Autorizamos hoje R$ 328 milhões para ampliação do trevo e duplicação da Rodovia Cônego Rangoni”, afirmou o governador.

Escola de Moda chega a Pindorama e Parisi


A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, inaugurou nessa terça, 29, os Pólos Regionais da Escola de Moda nos municípios de Pindorama e Parisi, na região de São José do Rio Preto. Já são dezoito pólos instalados no Estado de São Paulo. Segundo dona Lu, esse e todos os demais projetos do Fundo Social são inspirados nas demandas dos cidadãos. "É a população que diz o que precisa, o que quer."

O Fundo Social Municipal fornece um Kit Costura contendo dez máquinas de costura, cadeiras, mesas, ferros e tábuas de passar; conteúdo didático que inclui mídia com o conteúdo das apostilas e moldes; suporte das assistentes sociais e repasse para aquisição de insumos como fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos. O município beneficiado fica responsável pelo espaço físico e pagamento dos professores.

O Estado contará com 56 Pólos Regionais de Moda, sendo 28 em entidades assistenciais da capital e 28 no interior. "Queremos transformar São Paulo no maior pólo de moda do Brasil", disse Lu Alckmin.

SERVIÇO
Polo Regional da Escola de Moda - Pindorama
rua Augusto Jorge Estevan, s/n (esquina com rua Carlos de Camargo de Lourenço) - Centro

Polo Regional da Escola de Moda - Parisi
rua Luiz Paulo Belucci, 613 - Centro

Dia Mundial sem Tabaco: Secretaria da Saúde promove ação no Masp


Qual seu grau de dependência do tabaco? A resposta pode ser conhecida nos testes que a Secretaria de Estado da Saúde vai promover nesta quinta-feira, 31, Dia Mundial sem Tacabo. A ação será realizada das 10h às 15h no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na avenida Paulista. Profissionais do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) vão distribuir folhetos informativos sobre o assunto. Também será possível fazer uma avaliação odontológica para identificar possíveis lesões pré-cancerígenas causadas pelo tabaco. 

Os profissionais vão oferecer um teste chamado monoximetria, que mede o índice de monóxico de carbono (CO) no pulmão. Quem apresentar alto risco de dependência será encaminhado a serviços especializados para tratamento gratuito. Haverá ainda palestras a cada meia hora para alertar sobre os males do cigarro. A população também poderá participar de atividades físicas promovidas pelo programa Agita São Paulo, da Secretaria da Saúde.

SERVIÇOAção da Secretaria de Saúde contra o tabagismo
local: vão livre do Masp
data: 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco
endereço: avenida Paulista, 1.578
horário:  das 10h às 15h

Das 20 melhores rodovias do País, 19 são paulistas


O motorista que sai de São Paulo e vai até a estância de Águas de Santa Bárbara viaja pela melhor rodovia do país, a Castello Branco (SP 280). Ao dirigir por outras 18 rodovias do Estado, fará a mesma constatação. É o que afirma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) feita em 2011. Atualmente, das 20 melhores rodovias do Brasil, 19 são paulistas e fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, fiscalizado e gerenciado pela ARTESP.
Na segunda posição do ranking figura a Rodovia dos Bandeirantes (SP 348). Em terceiro, a ligação entre Ribeirão Preto e Borborema, pela SP 333. Das rodovias que partem da capital paulista, destaca-se também o Sistema Anchieta-Imigrantes, que subiu da 15° posição para a 12° e permanece considerada ótima rodovia sob os aspectos avaliados: geometria, sinalização e pavimento.
Outra que chama a atenção pela melhora no ranking é o Sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP 070). Concedido em meados de 2009, o Sistema recebeu R$ 330 milhões de investimentos em obras e na operação e manutenção das rodovias, o que refletiu na escalada de onze posições: do 22° lugar em 2010 para 11° este ano. A partir da concessão a tarifa de pedágio da rodovia, ficou 40% mais barata sem ter comprometido o nível de investimentos.
Ainda de acordo com o levantamento da CNT, 79% dos trechos paulistas avaliados estão classificados como “ótimo” ou “bom”. Quando considerado todo o País, 57% das rodovias estão em condições regulares, ruins ou péssimas.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Moderna Infraestrutura

Foto de Fábrica de Clorocarbono
Ampla e completa infraestrutura
Principal produtor e consumidor do Brasil, o Estado de São Paulo conta com uma ampla e completa infraestrutura. Em um país que depende majoritariamente do transporte rodoviário, a qualidade das rodovias e a intermodalidade representam diferenciais competitivos de São Paulo. Sua infraestrutura impulsiona as exportações paulistas.
Os entroncamentos multimodais permitem integrar o transporte por rodovias, ferrovias e sistema hidroviário até os portos de Santos e São Sebastião e os aeroportos de Campinas e Guarulhos. A Hidrovia Tietê-Paraná, além de ligar São Paulo a outros quatro Estados brasileiros, também leva os produtos paulistas a nações vizinhas, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Em 2010, o Porto de Santos movimentou mais de 96 milhões de toneladas de carga, sendo 37% de carga geral, 47% de sólidos a granel e 16% de líquidos a granel. Já o Porto de São Sebastião, em seu cais comercial público, movimentou 653 mil toneladas em 2010, sendo aproximadamente 74% de granéis sólidos como barrilha, sulfato de sódio e cevada.
Tanto para o mercado interno quanto o externo, a infraestrutura de transportes garante a São Paulo indicadores que o transformam na maior potência econômica do Brasil e uma das maiores da América Latina.  http://www.investe.sp.gov.br/porque/infraestrutura

A República

O fim do Império já estava selado quando foi declarada a Abolição da Escravidão em 1888. A perda de apoio das elites conservadoras, agravada pelas fricções do imperador com a Igreja, na chamada "Questão religiosa", e a crise no Exército após a guerra do Paraguai, origem da "Questão militar", determinariam a queda de Dom Pedro II. Assim, ele seria deposto por um movimento militar liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 1889. Teve início então o primeiro período republicano no Brasil. Até 1930, a República é controlada pelas oligarquias agrárias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A importância econômica do café produzido em São Paulo e do gado de Minas Gerais sustenta a "política do café-com-leite", em que paulistas e mineiros se alternam na presidência da República. Na verdade, São Paulo apenas mantinha o poder que conquistara com a consolidação das novas bases econômicas do país nas últimas décadas do Império. A ferrovia puxava a expansão da cafeicultura, atraía imigrantes e permitia a colonização de novas áreas, enquanto nas cidades a industrialização avançava, criava novos contornos urbanos e abria espaço para novas classes sociais, o operariado e a classe média. Mais próspero do que nunca, e agora um Estado de verdade dentro da Federação, São Paulo via surgir a cada dia uma novidade diferente: a eletricidade substituía o lampião a gás; chegavam os primeiros carros (o primeiro de todos pertenceu ao pai de Santos Dumont, em 1891); cresciam as linhas de bondes elétricos; construíam-se na capital grandes obras urbanas, entre elas, o Viaduto do Chá e a Avenida Paulista.
A singularidade desse período está na forma intensa com que tudo se multiplica, desde a imigração, que no campo sustenta a cafeicultura, até o desenvolvimento das cidades, que levam São Paulo a perder suas feições de província e tornar-se a economia mais dinâmica do país.
MAIS INFORMAÇÃO:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/historia_republica

Uma potência chamada São Paulo

São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. O Estado está localizado no sul da região Sudeste e tem como limites os estados Minas Gerais (N e NE), Rio de Janeiro (NE), oceano Atlântico (L), Paraná (S) e Mato Grosso do Sul (O). Ocupa uma área de 248.808,8 quilômetros quadrados, sendo pouco maior que o Reino Unido. Sua capital é a cidade de São Paulo e seu atual governador é Geraldo Alckmin.
Falar do Estado de São Paulo é sempre no superlativo. Terceira unidade administrativa mais populosa da América do Sul, superada apenas pelo próprio país e ligeiramente pela Colômbia, à frente da Argentina e de todos os outros países sul-americanos. Tem a maior população do Brasil: são mais de 40 milhões de habitantes distribuídos em 645 municípios.
Estado mais cosmopolita da América do Sul, São Paulo abriga cerca de três milhões de imigrantes, de 70 diferentes nacionalidades
Estado mais cosmopolita da América do Sul, São Paulo abriga cerca de três milhões de imigrantes, de 70 diferentes nacionalidades. Sua população, a mais diversificada do Brasil, descende principalmente de imigrantes italianos e portugueses, embora haja também forte influência de ameríndios e africanos e de outras grandes correntes migratórias, como árabes, alemães, espanhóis e japoneses. Construído com o esforço de povos de todos os cantos do Brasil e do mundo, mantém arraigado em cada pedaço desta terra a vocação para o trabalho.
Mais rica das unidades federativas, São Paulo também figura entre os estados com alto Índice de Desenvolvimento Humano, sendo superado apenas por Santa Catarina e pelo Distrito Federal. Responsável por mais de 31% do PIB do país, São Paulo legitima seu status de "motor econômico" do Brasil por possuir melhor infraestrutura, mão de obra qualificada, fabricar produtos de alta tecnologia, além de abrigar o maior parque industrial e a maior produção econômica.
Mas o destaque não fica somente na indústria. O paulista também prima pela excelência nas áreas de agricultura e pecuária. Na economia, dos 260 shopping centers existentes no país, 80 estão localizados no Estado, sendo responsáveis por mais de 200 mil empregos, e uma ampla rede atacadista e varejista espalhada pelos municípios. Por tudo isso, São Paulo pode mesmo ser resumida como uma potência civil, espiritual e socioeconômica.

Centro de Medicina Nuclear segue padrão internacional

O Centro de Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, está com novas instalações. Os espaços permitirão atendimento mais integrado, com conforto e agilidade para pacientes, médicos e funcionários, elevando os serviços a um padrão internacional. “Esse investimento em pesquisa vai possibilitar novos avanços para um diagnóstico mais rápido e tratamentos mais eficazes”, disse o governador Geraldo Alckmin durante a inauguração da unidade. O investimento do governo do Estado foi de R$ 6,5 milhões.

Alckmin destacou ainda as melhorias do Serviço de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia (InRad-HCFMUSP). No segundo pavimento, foi criado um dos mais modernos centros de pesquisa em imagem molecular do Brasil, composto por oito laboratórios e um biotério para armazenamento de pequenos animais. A área está equipada com um novo e moderno equipamento MICRO-PET-SPECT-CT multiusuário (Projeto FINEP), para pesquisas pré-clínicas em pequenos animais, em especial ratos e camundongos. 

O equipamento, junto com os laboratórios de apoio, somados ao Cíclotron (instalado no subsolo) e ao PET-CT (instalado no térreo), transformam o Serviço de Medicina Nuclear do InRad em um centro de excelência em Medicina Nuclear e imagem molecular, nivelado aos maiores centros internacionais. “Ficamos muito felizes de ver o quanto o dinheiro público de São Paulo está sendo bem aplicado para trazer benefícos à população”, afirmou Alckmin. 

Segundo o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, o novo espaço representa um importante avanço na área de pesquisa. "O Centro de Medicina Nuclear busca as novas fronteiras da inovação e as novas tecnologias. A renovação desta parte do Hospital das Clínicas é um esforço do governo de São Paulo em poder dar a quem precisa uma medicina moderna e de alto nível."

Recursos

As novas instalações do serviço permitirão acompanhar os tumores em animais de laboratórios e os efeitos de tratamentos experimentais em nível molecular, avaliando, assim, o potencial terapêutico de novas drogas em tempo real. A geração de conhecimentos neste campo permitirá trazer contribuições nas áreas de oncologia, cardiologia e neuropsiquiatria.

Remédio de graça para a população

O Dose Certa é o Programa de Assistência Farmacêutica Básica da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo que fornece, gratuitamente, medicamentos para os municípios do Estado. Os produtos são, em sua grande maioria, fabricados pela Fundação para o Remédio Popular – Furp e entregues, sem intermediários, conforme cronograma estabelecido.
Desde 1995, quando foi criado, o Dose Certa já entregou mais de 19 bilhões de unidades farmacêuticas. São 69 tipos de medicamentos – que cobrem a maioria das doenças com maior incidência –como analgésicos, antitérmicos, antibióticos, antiinflamatórios, vitaminas, pomadas e medicamentos para tratamento da hipertensão.
Fábricas de Saúde
Com o objetivo de ampliar a oferta de medicamentos, o Governo do Estado, por meio da Fundação para o Remédio Popular, construiu e equipou duas novas fábricas: em Guarulhos, inaugurada em 2007, e em Américo Brasiliense, que começou a produzir em 2009.
A fábrica de Guarulhos tem capacidade de produzir até 1 bilhão de unidades farmacêuticas por ano, entre psicotrópicos, antibióticos e medicamentos para tuberculose e hanseníase. A SES-SP investiu mais de R$ 34 milhões para construção e aquisição de equipamentos de última geração, como a compressora capaz de produzir até 270 mil comprimidos por hora e a encapsuladora que fabrica até 40 mil cápsulas/hora.
Na Furp de Américo Brasiliense, primeira fábrica pública de medicamentos genéricos do Brasil, foram aplicados R$ 180 milhões de reais. A fábrica conta com área construída de 26 mil metros quadrados e capacidade de produção de 21,6 milhões de ampolas e 1,4 bilhão de comprimidos ao ano.

Ainda na área de produção de medicamentos, o Estado conta com a fábrica de vacinas do Instituto Butantan. Ali também está sendo criada a fábrica de hemoderivados, que produzirá imunobiológicos a partir do fracionamento do plasma de sangue humano, como imunoglobulinas e albuminas, para tratamento de doenças como hemofilia, raiva e difteria. Atualmente, o fracionamento do plasma sanguíneo é realizado na Europa e o produto final, importado pelo Ministério da Saúde.

Cultura para todos

Levar a cultura ao interior do Estado e dar acesso a quem não tem são prioridades da Secretaria da Cultura de São Paulo. Para isso, há uma série de projetos inovadores e conectados às necessidades e interesses da população.

Foi lançado, em 2011, o Sistema Paulista de Música, que integra programas como o Projeto Guri, de iniciação musical a 50 mil crianças e jovens. O objetivo é que os jovens tenham a possibilidade de dar continuidade aos seus estudos até chegar a uma orquestra profissional.
Eventos como a Virada Cultural Paulista, o Circuito Cultural e a Viagem Literária crescem a cada ano, expandindo-se em municípios do interior e litoral paulista e conquistando um público cada vez maior. A programação é diversificada, reunindo artistas renomados e manifestações artísticas regionais que valorizam as peculiaridades de cada localidade.

Outro programa de destaque é o das Fábricas de Cultura, instaladas nas regiões da capital em que os jovens estão mais vulneráveis a situações de violência e abandono. Serão nove unidades com programação de oficinas de arte voltadas aos jovens de sete a 19 anos.
Os museus do Estado também recebem atenção especial, já que são importantes agentes de difusão e preservação do patrimônio cultural. Iniciativas inovadoras, como o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Futebol e o Museu Catavento – que, juntos já receberam um público de mais de três milhões de pessoas -, além da inauguração, em 2012, do MAC-USP na antiga sede do Detran, dão o tom às ações da Secretaria.
O incentivo à produção cultural também ganha destaque com o ProAC ICMS, que confere benefício fiscal a quem patrocina ações na área da Cultura, e o ProAC Editais, que realiza mais de 25 editais para as mais diferentes áreas, como dança, teatro, cinema e circo.

1,5 milhão de pessoas participaram da Virada Cultural Paulista Sem registro de incidente grave, a 6ª edição do evento realizado em 27 cidades do interior e litoral paulistas fechou com balanço positivo Divulgação A programação destacou diversas linguagens artísticas, proporcionando a vivência de uma programação cultural de alta qualidade e extremamente variada A programação destacou diversas linguagens artísticas, proporcionando a vivência de uma programação cultural de alta qualidade e extremamente variada Download AnteriorPosterior A programação destacou diversas linguagens artísticas, proporcionando a vivência de uma programação cultural de alta qualidade e extremamente variada A proposta é ampliar o acesso à cultura para todas as regiões de São Paulo, oferecendo programação gratuita em várias cidades, de forma simultânea A 6ª edição da Virada Cultural Paulista fechou com balanço positivo para a população de 27 cidades do interior e litoral Foram 24 horas de evento, mais de 1.000 atrações, um público de 1,5 milhão de pessoas e nenhum incidente grave. A 6ª edição da Virada Cultural Paulista fechou com balanço positivo para a população de 27 cidades do interior e litoral. A programação que destacou diversas linguagens artísticas, proporcionou ao público a vivência de uma programação cultural de alta qualidade e extremamente variada. A proposta é ampliar o acesso à cultura para todas as regiões de São Paulo, oferecendo programação gratuita em várias cidades, de forma simultânea. “Fizemos uma Virada emocionante, em clima de festa, tranquilidade e de muito interesse pela diversidade da programação. Os encontros que um evento deste tipo proporciona entre o público e as variadas formas de arte é a razão de sua existência”, afirma a coordenadora de Formação e Difusão da Secretaria de Estado da Cultura, Maria Thereza Magalhães. A Virada Cultural Paulista 2012


1,5 milhão de pessoas participaram da

1,5 milhão de pessoas participaram da Virada Cultural Paulista

Sem registro de incidente grave, a 6ª edição do evento realizado em 27 cidades do interior e litoral paulistas fechou com balanço positivo
Foram 24 horas de evento, mais de 1.000 atrações, um público de 1,5 milhão de pessoas e nenhum incidente grave. A 6ª edição da Virada Cultural Paulista fechou com balanço positivo para a população de 27 cidades do interior e litoral. 

A programação que destacou diversas linguagens artísticas, proporcionou ao público a vivência de uma programação cultural de alta qualidade e extremamente variada. A proposta é ampliar o acesso à cultura para todas as regiões de São Paulo, oferecendo programação gratuita em várias cidades, de forma simultânea. 

“Fizemos uma Virada emocionante, em clima de festa, tranquilidade e de muito interesse pela diversidade da programação. Os encontros que um evento deste tipo proporciona entre o público e as variadas formas de arte é a razão de sua existência”, afirma a coordenadora de Formação e Difusão da Secretaria de Estado da Cultura, Maria Thereza Magalhães. 

A Virada Cultural Paulista 2012 foi realizada em: Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, Santo André, São Carlos, São Caetano do Sul, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Sem registro de incidente grave, a 6ª edição do evento realizado em 27 cidades do interior e litoral paulistas fechou com balanço positivo
Foram 24 horas de evento, mais de 1.000 atrações, um público de 1,5 milhão de pessoas e nenhum incidente grave. A 6ª edição da Virada Cultural Paulista fechou com balanço positivo para a população de 27 cidades do interior e litoral. 

A programação que destacou diversas linguagens artísticas, proporcionou ao público a vivência de uma programação cultural de alta qualidade e extremamente variada. A proposta é ampliar o acesso à cultura para todas as regiões de São Paulo, oferecendo programação gratuita em várias cidades, de forma simultânea. 

“Fizemos uma Virada emocionante, em clima de festa, tranquilidade e de muito interesse pela diversidade da programação. Os encontros que um evento deste tipo proporciona entre o público e as variadas formas de arte é a razão de sua existência”, afirma a coordenadora de Formação e Difusão da Secretaria de Estado da Cultura, Maria Thereza Magalhães. 

A Virada Cultural Paulista 2012 foi realizada em: Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, Santo André, São Carlos, São Caetano do Sul, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Ky-Mani Marley atrai 30 mil na Virada de Americana

Foto
Ky-Mani entrou no palco do Portal da cidade, no domingo (20/5), próximo das 19h e, após um show de cerca de uma hora e meia, encerrou a primeira Virada Cultural de Americana para um público de 30 mil pessoas. O filho de Bob Marley visitou sucessos do pai e os fãs acompanharam a animação cantando junto num coro de milhares de vozes. Ky-Mani levou para o palco sua esposa, filha e filho.

“O show de Ky-Mani reflete muito o que foi nossa primeira Virada. Sucesso. O público veio, acompanhou e cantou junto com suas bandas, cantores e cantoras favoritos. A estrutura funcionou. Não tivemos nenhum incidente. Foi uma grande festa da cultura com 25 apresentações em 24 horas de arte e entretenimento”, definiu o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente De Nardo, feliz com o resultado de um trabalho que começou em 2009. “Desde o início desta administração realizamos diversas reuniões com o governo estadual com o objetivo de trazer a Virada para a cidade. E conseguimos. Estamos muito felizes”, disse emocionado.

Na avaliação de José Vicente, a primeira Virada da cidade começou com “o pé direito”. “Nos três palcos montados para o evento – Praça Comendador Müller, Casa de Cultura e Portal – sentimos que a população acompanhou os shows e intervenções. Foi um final de semana histórico para a cultura da cidade. O Café Caipira de domingo uniu o tradicional – música raiz – com o rock. Foi um casamento perfeito que atraiu os dois públicos”, revelou o secretário de Cultura. No Café Caipira, cerca de 1.500 pessoas assistiram à Orquestra de Violeiros de Americana e à dupla da Moda Rock Viola Extrema. A dupla tocou clássicos do Pink Floyd e Led Zepellin com toques de música raiz. Na Praça, um público atencioso acompanhou chorinho da banda “Choro Moço” e o samba do Corta Jaca, além do Quarteto Brasileiro de Cordas.

“Paula Lima, com sua simpatia e gingado, colocou todo mundo para dançar no sábado à noite no Portal e, no domingo, Ky-Mani, com um som poderoso, contagiou todo mundo”, disse José Vicente, que acompanhou toda a programação da Virada nos dois dias do evento. “Americana viveu uma bonita Virada. Que venha a segunda. Já estamos com saudades. Não foi registrado nenhum incidente e a participação popular foi muito forte. A cultura da cidade se fortaleceu e mostrou que, na diversidade, há espaço para todos”, comemorou. “Vivemos um grande show que teve duas partes. Celebramos e respiramos arte sábado e domingo”, afirmou.

Americana respirou 24 horas de arte e cultura nos dias 19 e 20 de maio com performances, intervenções, DJs, músicos, bandas em ritmos que vão do clássico, passando pelo samba, funk, pop, rock, música raiz e MPB, com 25 atrações em três palcos espalhados por Americana. Repertório para todos os gostos.

Entre as atrações da Virada em Americana estavam o filho de Bob Marley, Ky-Mani Marley, Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Os Mamíferos, Paula Lima, 5 a Seco, Maryana Aydar, Quarteto Brasileiro de Cordas, Silenciosa e GT’Aime, Corta Jaca, Medicina do Riso, DJ Marcio Lean e Orquestra de Violeiros e DJs.

Estado divulga números oficiais da Virada
A Secretaria Estadual de Cultura divulgou, na tarde de hoje, os números oficiais da Virada Cultural deste ano. Americana recebeu um público de 89.700 pessoas.

O show do jamaicano Ki-Many Marley, que se apresentou em Americana e Santos, foi um dos espetáculos com maior presença de público, segundo nota da asessoria de imprensa.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ky-Mani Marley - Ghetto Soldier NA VIRADA CULTURAL DE AMERICANA

Domingo, 20 de Maio de 2012
- 0h: DJ Marcio Lean (Música)
- 01h: Elvis Rock Band com Rodrigo Emke (Música)
http://youtu.be/SfTWRVb5Ds4
- 02h: DJ Marcio Lean (Música)
- 02h30: POP Javali (Música)
http://youtu.be/8-21J0kLLDI
- 15h: Mariana Aydar e 5 a Seco (Música)
http://youtu.be/_gFMfdaHmJo
- 16h: Cia. Bubiô Fico Lô – Os Grandes Palhágicos (Intervenção – Performance)
http://youtu.be/pQagS_OOE0Q
- 16h30: Marquinho Dikuã e Tobias da Vai-Vai (Música)
http://youtu.be/n-7p_9Ex8AQ
- 17h30: Cia. Bubiô Fico Lô – Os Policiais Vigias (Intervenção – Performance)
http://youtu.be/fiytrbwt7dU
- 18h: Ky-Mani Marley (Música)
http://youtu.be/ylEAZ3wvJqw
http://youtu.be/2LxbpOK1y2A

VIRADA CULTURAL PAULISTA EM AMERICANA

Cover de Kashmir do Led Zeppelin com o Moda de Rock, Ricardo Vignini & Zé Helder , com Marcelo Berzotti, do Matuto Moderno, no Baixolão.
Domingo, 20 de Maio de 2012
- 9h: Orquestra de Violeiros de Americana
http://youtu.be/MTRk8I1cGSc

- 11h: Moda de Rock Viola Extrema (Música)
http://youtu.be/5Na0_BBDfTw

Cover de Kashmir do Led Zeppelin com o Moda de Rock, Ricardo Vignini & Zé Helder , com Marcelo Berzotti, do Matuto Moderno, no Baixolão.

http://www.youtube.com/watch?v=phgCFmKynlM&feature=related

Local: Casa de Cultura Herman Muller- Rua: Carioba 2001- Bairro Carioba
Telefone: 3462-6048
 — em Casa de Cultura Herman Mülle

incentivo as campanha do agasalho



segunda-feira, 14 de maio de 2012

TODA PROGRAMAÇÃO É GRATUITA
Palco 1: Portal Princesa Tecelã ( Avenida Antônio Pinto Duarte, s/nº)

Sábado – 19 de maio
- 18h30 - Ricardo Carioba - Concerto de música eletrônica (música)
- 19h30 - Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo (música)
- 20h30 - Ale Roit - Pelada na Rua (intervenção – performance)
- 21h - Os Mamíferos (música)
- 22h - Ale Roit - Pelada na Rua (intervenção – performance)
- 22h30 - Paula Lima (música)
-24h00 DJ MARCIO LEAN
-01h00 ELVIS ROCK BAND
-02h00 DJ MARCIO LEAN
-02h30 POP JAVALI
Domingo – 20 de maio
- 15h - 5 A Seco e Mariana Aydar (música)
- 16h - Cia. Bubiô Fico Lô - Os Grandes Palhágicos (intervenção – performance)
- 16h30 - Marquinho Dikuã + Tobias da Vai-Vai (música)
- 17h30 - Cia. Bubiô Fico Lô - Os Policiais Vigias (intervenção – performance)
- 18h - Ky-Mani Marley (música)

AMERICANA SP AV ANTONIO PINTO DUARTE
____________________________________________

Palco 2: PRAÇA COMENDADOR MULLER - CENTRO

Domingo – 19 de maio
- 10h30 - Quarteto Brasileiro de Cordas (música)
- 11h30 - Silenciosas e Gt aime - Dançando na Cidade (dança)
- 12h30 - Choro Moço (música)
- 13h30 - Silenciosas E Gt aime (intervenção)
- 14h - Bula na Cumbuca (música)
-15H00 MEDICINA DO RISO “OS ACROBÁTICOS”
-16H00 CORTA JACA E MALU RODRIGUES
-17H00 MEDICINA DO RISO “O FLAUTISTA E O PALHAÇO”

Praça Comendador Müller, n.º 172 – Centro
Americana – SP – CEP 13465-289

_________________________________________________

Palco 3: Casa de Cultura Hermann Müller (Avenida Carioba, nº 2001 – Carioba)

Domingo – 20 de maio

-09h00 ORQUESTRA DE VIOLEIROS DE AMERICANA
- 11h - Moda de Rock Viola Extrema (música).

Local: Casa de Cultura Herman Muller- Rua: Carioba 2001- Bairro Carioba
Telefone: 3462-6048

sexta-feira, 4 de maio de 2012

PASSEIO DE MARIA FUMAÇA DE CAMPINAS – JAGUARIÚNA


Maria Fumaça
Este é um dos poucos passeios de Maria Fumaça que restam no Brasil. É uma boa opção para quem mora na região de Campinas e também na capital paulista, já que é um dos únicos passeios de Maria Fumaça próximos de São Paulo.

A Maria Fumaça de Campinas está bem conservada. Ela tem monitores que explicam seu funcionamento e passa por fazendas centenárias da época do café. É um ótimo passeio para as crianças e também para os mais velhos que chegaram a viver a época da Maria Fumaça e dos trens no Brasil.
Ela já foi inúmeras vezes utilizada como cenário de novelas de época como Terra Nostra, Sinhá Moça, Cabloca, entre outras. Dizem que já foram gravadas mais de 20 novelas ali. Na entrada da estação é possível ver fotos dos artistas que fizeram as novelas com roupas de época.
Domingos
Da Estação Anhumas para Jaguariúna: 10h10 e 14h30 (percurso completo)
Da Estação Anhumas para Tanquinhos: 16h30 (meio percurso)
De Jaguariúna para Anhumas (Campinas): 12h30 horas (percurso completo)
Nos dias de semana a Maria Fumaça funciona com passeios escolares e para outras entidades.
Atenção: chegue com antecedência de uns 40 minutos na estação, pois eles preparam os vagões de acordo com o número de passageiros. Os passeios são de ida e volta. Na estação Anhumas tem lugar para deixar os carros com segurança.
Para maiores informações ligue para a estação: (19) 3207-3637
Preço do passeio
O custo é de R$60 pelo passeio completo para os adultos e meia entrada para crianças de 5 até 12 anos e estudantes com carteirinha com foto.
Já o percurso menor da estação Anhumas até a estação Tanquinhos custa R$40 para adultos. Crianças de 5 até 12 anos e estudantes com carteirinha com fotos pagam metade do valor.
Lembrando que o passeio é de ida e volta. Preço atualizado em 23/07/2011.

Como chegar
Saindo de São Paulo
Seguir pela Rodovia Anhanguera em direção a Campinas até o anel viário que liga a Rodovia Dom Pedro, depois siga a Dom Pedro II até próximo ao Carrefour (que esta do outro lado da estrada) onde você deve entrar e seguir a rua ao lado direito do Carrefour mais uns 300 metros e chega-se na Estação Anhumas.
Pra quem vem do interior ao norte de Campinas
Siga também pela Anhanguera e pegue a Dom Pedro. Logo depois, entrar no Carrefour e ande mais 300 metros e chegar na Estação Anhumas.
Foto antiga
Foto antiga

Dicas do Viajante
É um passeio muito legal para fazer com os amigos e com as crianças. No trem, há um vagão restaurante que vende bebidas e também salgados. É bacana ficar sentado neste local e curtir a paisagem, já que as janelas são grandes e as poltronas confortáveis.
Se estiver bebendo algo, fique atento para que o seu copo não caia com o balanço do trem. Se fizer o passeio de meio percurso, provavelmente você ficará com um gostinho de quero mais.É uma boa opção para aqueles que não estão com muito tempo para curtir ou com crianças muito pequenas.
Na volta do meu passeio, um trio com sanfona, pandeiro e tambor voltou tocando e animando os passageiros com músicas do interior (no estilo das músicas “Menino da Porteira” e “Asa Branca”). Foi bacana voltar com trilha sonora. Evite ir com roupas novas e claras devido à fuligem que a Maria Fumaça solta (ela pode sujar e até mesmo furar sua roupa).
A Estação Anhumas fica próxima do Shopping Dom Pedro que é um lugar legal para conhecer. Se você não conhece vale a pena conferir. Não esqueça de levar sua câmera para as fotos.
Vagão restaurante
Vagão restaurante