quarta-feira, 30 de maio de 2012

São Paulo alcança 18 das 20 metas estipuladas para criança e adolescente, diz Unicef


O município de São Paulo alcançou 18 de 20 metas estipuladas conjuntamente entre a prefeitura e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em setores relacionados à criança e ao adolescente. O levantamento, divulgado na terça-feira (29), chamado de Plataforma dos Centros Urbanos, refere-se ao período de 2008 a 2011.


De acordo com o Unicef, entre os maiores avanços da cidade de São Paulo estão a ampliação da cobertura de pré-natal, que passou de 73% das gestantes, em 2008, para 77% em 2011; o crescimento no número de matrículas na escola regular de crianças e adolescentes com deficiência (de 11.365 estudantes, em 2008, para 12.732, em 2011); e o aumento de 38% no número de centros de Referência de Assistência Social, no período.
O município também cumpriu as metas de ampliar o programa Estratégia Saúde da Família (que passou de 38,7% para 43,1%), e o número de conselhos tutelares (que subiu de 37, em 2008, para 44, em 2011).
São Paulo conseguiu ainda diminuir a taxa de mortalidade de pessoas até 19 anos por acidente de transporte (de 6,9 para cada 100 mil habitantes, em 2008, para 5,4 em 2010 – não há dados de 2011) e implantar mecanismos de monitoramento das medidas socioeducativas de meio aberto.
“Como representante do Unicef, tenho que dizer que, até que sejam cumpridos todos os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil, o resultado não é suficiente. Mas, a verdade é que 18 de 20 metas é um número muito bom”, disse o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl.
Apesar dos bons resultados, o município não conseguiu reduzir a taxa de homicídios entre adolescentes, de 10 a 19 anos, segundo a meta estipulada. O número de homicídios entre adolescentes, que era de 10,5 para cada 100 mil habitantes, em 2008, caiu, em 2010, para 10 para cada 100 mil habitantes, aquém da meta de redução, de 5%.
“Ainda não sabemos porque essa meta não foi atingida. Estamos analisando os dados, homicídio é uma preocupação grande no Brasil, especialmente entre os adolescentes negros. A questão tem muitas raízes sociais, e não é uma coisa que é fácil resolver de um dia para outro”, destacou Stahl.
A cidade de São Paulo também não conseguiu atingir a meta de implantar mecanismos de monitoramento do investimento criança e gastos sociais relacionados. O Unicef entende como investimento criança o total de gastos previstos e executados no Orçamento Geral da União que beneficiam diretamente ou predominantemente a infância.
Em nota, o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, disse que o resultado da pesquisa mostra que a cidade conseguiu colocar em prática políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. “Sabemos que ainda há muitos desafios a superar, muito a fazer, mas o importante é que estamos no caminho certo e esse reconhecimento prova isso”, disse.
A Plataforma dos Centros Urbanos é desenvolvida pelo Unicef em ciclos de quatro anos. O primeiro foi em 2008, com a mobilização dos então candidatos a prefeito para que se comprometessem com o cumprimento de 20 metas. Contou também com a participação de comunidades populares.
A partir de 2013, o Unicef deverá expandir a iniciativa para outras cidades brasileiras.

Túnel Santos-Guarujá vai melhorar mobilidade urbana na Baixada Santista


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou nesta quarta-feira, 30, a contratação do projeto executivo para a construção do túnel Santos-Guarujá, em Santos. Considerada uma das principais obras do Governo do Estado, o túnel vai trazer benefícios ao trânsito e melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nas duas cidades da Baixada Santista.

“Temos aqui o que há de melhor para esta que vai ser a nossa obra mais desafiadora. O túnel Santos-Guarujá prevê pessoas passando a pé, de bicicleta, carro, moto, ônibus, caminhão e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)”, disse o governador.

Entre os benefícios anunciados nesta quarta-feira para a Baixada também está a renovação da frota dos caminhões dos motoristas que trabalham no Porto de Santos. O Governo vai criar o Renova São Paulo, programa que vai proporcionar juros zero para os caminhoneiros, que terão 120 meses para pagar o veículo novo. “A renovação da frota dos caminhões vai trazer mais segurança e melhorar o meio ambiente, já que uma das causas do efeito estufa é o diesel”, destacou Alckmin.

Anchieta
O governador também anunciou dois esperados projetos para aliviar os congestionamentos na Baixada Santista: a ampliação da interseção das rodovias Cônego Domenico Rangoni (SP-55) - antiga Piaçaguera-Guarujá - e Anchieta (SP 160) e a construção de faixa adicional na Cônego. “Há um grande gargalo no caminho até Cubatão. Autorizamos hoje R$ 328 milhões para ampliação do trevo e duplicação da Rodovia Cônego Rangoni”, afirmou o governador.

Escola de Moda chega a Pindorama e Parisi


A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, inaugurou nessa terça, 29, os Pólos Regionais da Escola de Moda nos municípios de Pindorama e Parisi, na região de São José do Rio Preto. Já são dezoito pólos instalados no Estado de São Paulo. Segundo dona Lu, esse e todos os demais projetos do Fundo Social são inspirados nas demandas dos cidadãos. "É a população que diz o que precisa, o que quer."

O Fundo Social Municipal fornece um Kit Costura contendo dez máquinas de costura, cadeiras, mesas, ferros e tábuas de passar; conteúdo didático que inclui mídia com o conteúdo das apostilas e moldes; suporte das assistentes sociais e repasse para aquisição de insumos como fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos. O município beneficiado fica responsável pelo espaço físico e pagamento dos professores.

O Estado contará com 56 Pólos Regionais de Moda, sendo 28 em entidades assistenciais da capital e 28 no interior. "Queremos transformar São Paulo no maior pólo de moda do Brasil", disse Lu Alckmin.

SERVIÇO
Polo Regional da Escola de Moda - Pindorama
rua Augusto Jorge Estevan, s/n (esquina com rua Carlos de Camargo de Lourenço) - Centro

Polo Regional da Escola de Moda - Parisi
rua Luiz Paulo Belucci, 613 - Centro

Dia Mundial sem Tabaco: Secretaria da Saúde promove ação no Masp


Qual seu grau de dependência do tabaco? A resposta pode ser conhecida nos testes que a Secretaria de Estado da Saúde vai promover nesta quinta-feira, 31, Dia Mundial sem Tacabo. A ação será realizada das 10h às 15h no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na avenida Paulista. Profissionais do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) vão distribuir folhetos informativos sobre o assunto. Também será possível fazer uma avaliação odontológica para identificar possíveis lesões pré-cancerígenas causadas pelo tabaco. 

Os profissionais vão oferecer um teste chamado monoximetria, que mede o índice de monóxico de carbono (CO) no pulmão. Quem apresentar alto risco de dependência será encaminhado a serviços especializados para tratamento gratuito. Haverá ainda palestras a cada meia hora para alertar sobre os males do cigarro. A população também poderá participar de atividades físicas promovidas pelo programa Agita São Paulo, da Secretaria da Saúde.

SERVIÇOAção da Secretaria de Saúde contra o tabagismo
local: vão livre do Masp
data: 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco
endereço: avenida Paulista, 1.578
horário:  das 10h às 15h

Das 20 melhores rodovias do País, 19 são paulistas


O motorista que sai de São Paulo e vai até a estância de Águas de Santa Bárbara viaja pela melhor rodovia do país, a Castello Branco (SP 280). Ao dirigir por outras 18 rodovias do Estado, fará a mesma constatação. É o que afirma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) feita em 2011. Atualmente, das 20 melhores rodovias do Brasil, 19 são paulistas e fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, fiscalizado e gerenciado pela ARTESP.
Na segunda posição do ranking figura a Rodovia dos Bandeirantes (SP 348). Em terceiro, a ligação entre Ribeirão Preto e Borborema, pela SP 333. Das rodovias que partem da capital paulista, destaca-se também o Sistema Anchieta-Imigrantes, que subiu da 15° posição para a 12° e permanece considerada ótima rodovia sob os aspectos avaliados: geometria, sinalização e pavimento.
Outra que chama a atenção pela melhora no ranking é o Sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP 070). Concedido em meados de 2009, o Sistema recebeu R$ 330 milhões de investimentos em obras e na operação e manutenção das rodovias, o que refletiu na escalada de onze posições: do 22° lugar em 2010 para 11° este ano. A partir da concessão a tarifa de pedágio da rodovia, ficou 40% mais barata sem ter comprometido o nível de investimentos.
Ainda de acordo com o levantamento da CNT, 79% dos trechos paulistas avaliados estão classificados como “ótimo” ou “bom”. Quando considerado todo o País, 57% das rodovias estão em condições regulares, ruins ou péssimas.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Moderna Infraestrutura

Foto de Fábrica de Clorocarbono
Ampla e completa infraestrutura
Principal produtor e consumidor do Brasil, o Estado de São Paulo conta com uma ampla e completa infraestrutura. Em um país que depende majoritariamente do transporte rodoviário, a qualidade das rodovias e a intermodalidade representam diferenciais competitivos de São Paulo. Sua infraestrutura impulsiona as exportações paulistas.
Os entroncamentos multimodais permitem integrar o transporte por rodovias, ferrovias e sistema hidroviário até os portos de Santos e São Sebastião e os aeroportos de Campinas e Guarulhos. A Hidrovia Tietê-Paraná, além de ligar São Paulo a outros quatro Estados brasileiros, também leva os produtos paulistas a nações vizinhas, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Em 2010, o Porto de Santos movimentou mais de 96 milhões de toneladas de carga, sendo 37% de carga geral, 47% de sólidos a granel e 16% de líquidos a granel. Já o Porto de São Sebastião, em seu cais comercial público, movimentou 653 mil toneladas em 2010, sendo aproximadamente 74% de granéis sólidos como barrilha, sulfato de sódio e cevada.
Tanto para o mercado interno quanto o externo, a infraestrutura de transportes garante a São Paulo indicadores que o transformam na maior potência econômica do Brasil e uma das maiores da América Latina.  http://www.investe.sp.gov.br/porque/infraestrutura

A República

O fim do Império já estava selado quando foi declarada a Abolição da Escravidão em 1888. A perda de apoio das elites conservadoras, agravada pelas fricções do imperador com a Igreja, na chamada "Questão religiosa", e a crise no Exército após a guerra do Paraguai, origem da "Questão militar", determinariam a queda de Dom Pedro II. Assim, ele seria deposto por um movimento militar liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 1889. Teve início então o primeiro período republicano no Brasil. Até 1930, a República é controlada pelas oligarquias agrárias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A importância econômica do café produzido em São Paulo e do gado de Minas Gerais sustenta a "política do café-com-leite", em que paulistas e mineiros se alternam na presidência da República. Na verdade, São Paulo apenas mantinha o poder que conquistara com a consolidação das novas bases econômicas do país nas últimas décadas do Império. A ferrovia puxava a expansão da cafeicultura, atraía imigrantes e permitia a colonização de novas áreas, enquanto nas cidades a industrialização avançava, criava novos contornos urbanos e abria espaço para novas classes sociais, o operariado e a classe média. Mais próspero do que nunca, e agora um Estado de verdade dentro da Federação, São Paulo via surgir a cada dia uma novidade diferente: a eletricidade substituía o lampião a gás; chegavam os primeiros carros (o primeiro de todos pertenceu ao pai de Santos Dumont, em 1891); cresciam as linhas de bondes elétricos; construíam-se na capital grandes obras urbanas, entre elas, o Viaduto do Chá e a Avenida Paulista.
A singularidade desse período está na forma intensa com que tudo se multiplica, desde a imigração, que no campo sustenta a cafeicultura, até o desenvolvimento das cidades, que levam São Paulo a perder suas feições de província e tornar-se a economia mais dinâmica do país.
MAIS INFORMAÇÃO:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/historia_republica