quarta-feira, 30 de maio de 2012

Das 20 melhores rodovias do País, 19 são paulistas


O motorista que sai de São Paulo e vai até a estância de Águas de Santa Bárbara viaja pela melhor rodovia do país, a Castello Branco (SP 280). Ao dirigir por outras 18 rodovias do Estado, fará a mesma constatação. É o que afirma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) feita em 2011. Atualmente, das 20 melhores rodovias do Brasil, 19 são paulistas e fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, fiscalizado e gerenciado pela ARTESP.
Na segunda posição do ranking figura a Rodovia dos Bandeirantes (SP 348). Em terceiro, a ligação entre Ribeirão Preto e Borborema, pela SP 333. Das rodovias que partem da capital paulista, destaca-se também o Sistema Anchieta-Imigrantes, que subiu da 15° posição para a 12° e permanece considerada ótima rodovia sob os aspectos avaliados: geometria, sinalização e pavimento.
Outra que chama a atenção pela melhora no ranking é o Sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP 070). Concedido em meados de 2009, o Sistema recebeu R$ 330 milhões de investimentos em obras e na operação e manutenção das rodovias, o que refletiu na escalada de onze posições: do 22° lugar em 2010 para 11° este ano. A partir da concessão a tarifa de pedágio da rodovia, ficou 40% mais barata sem ter comprometido o nível de investimentos.
Ainda de acordo com o levantamento da CNT, 79% dos trechos paulistas avaliados estão classificados como “ótimo” ou “bom”. Quando considerado todo o País, 57% das rodovias estão em condições regulares, ruins ou péssimas.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Moderna Infraestrutura

Foto de Fábrica de Clorocarbono
Ampla e completa infraestrutura
Principal produtor e consumidor do Brasil, o Estado de São Paulo conta com uma ampla e completa infraestrutura. Em um país que depende majoritariamente do transporte rodoviário, a qualidade das rodovias e a intermodalidade representam diferenciais competitivos de São Paulo. Sua infraestrutura impulsiona as exportações paulistas.
Os entroncamentos multimodais permitem integrar o transporte por rodovias, ferrovias e sistema hidroviário até os portos de Santos e São Sebastião e os aeroportos de Campinas e Guarulhos. A Hidrovia Tietê-Paraná, além de ligar São Paulo a outros quatro Estados brasileiros, também leva os produtos paulistas a nações vizinhas, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Em 2010, o Porto de Santos movimentou mais de 96 milhões de toneladas de carga, sendo 37% de carga geral, 47% de sólidos a granel e 16% de líquidos a granel. Já o Porto de São Sebastião, em seu cais comercial público, movimentou 653 mil toneladas em 2010, sendo aproximadamente 74% de granéis sólidos como barrilha, sulfato de sódio e cevada.
Tanto para o mercado interno quanto o externo, a infraestrutura de transportes garante a São Paulo indicadores que o transformam na maior potência econômica do Brasil e uma das maiores da América Latina.  http://www.investe.sp.gov.br/porque/infraestrutura

A República

O fim do Império já estava selado quando foi declarada a Abolição da Escravidão em 1888. A perda de apoio das elites conservadoras, agravada pelas fricções do imperador com a Igreja, na chamada "Questão religiosa", e a crise no Exército após a guerra do Paraguai, origem da "Questão militar", determinariam a queda de Dom Pedro II. Assim, ele seria deposto por um movimento militar liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 1889. Teve início então o primeiro período republicano no Brasil. Até 1930, a República é controlada pelas oligarquias agrárias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A importância econômica do café produzido em São Paulo e do gado de Minas Gerais sustenta a "política do café-com-leite", em que paulistas e mineiros se alternam na presidência da República. Na verdade, São Paulo apenas mantinha o poder que conquistara com a consolidação das novas bases econômicas do país nas últimas décadas do Império. A ferrovia puxava a expansão da cafeicultura, atraía imigrantes e permitia a colonização de novas áreas, enquanto nas cidades a industrialização avançava, criava novos contornos urbanos e abria espaço para novas classes sociais, o operariado e a classe média. Mais próspero do que nunca, e agora um Estado de verdade dentro da Federação, São Paulo via surgir a cada dia uma novidade diferente: a eletricidade substituía o lampião a gás; chegavam os primeiros carros (o primeiro de todos pertenceu ao pai de Santos Dumont, em 1891); cresciam as linhas de bondes elétricos; construíam-se na capital grandes obras urbanas, entre elas, o Viaduto do Chá e a Avenida Paulista.
A singularidade desse período está na forma intensa com que tudo se multiplica, desde a imigração, que no campo sustenta a cafeicultura, até o desenvolvimento das cidades, que levam São Paulo a perder suas feições de província e tornar-se a economia mais dinâmica do país.
MAIS INFORMAÇÃO:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/historia_republica

Uma potência chamada São Paulo

São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. O Estado está localizado no sul da região Sudeste e tem como limites os estados Minas Gerais (N e NE), Rio de Janeiro (NE), oceano Atlântico (L), Paraná (S) e Mato Grosso do Sul (O). Ocupa uma área de 248.808,8 quilômetros quadrados, sendo pouco maior que o Reino Unido. Sua capital é a cidade de São Paulo e seu atual governador é Geraldo Alckmin.
Falar do Estado de São Paulo é sempre no superlativo. Terceira unidade administrativa mais populosa da América do Sul, superada apenas pelo próprio país e ligeiramente pela Colômbia, à frente da Argentina e de todos os outros países sul-americanos. Tem a maior população do Brasil: são mais de 40 milhões de habitantes distribuídos em 645 municípios.
Estado mais cosmopolita da América do Sul, São Paulo abriga cerca de três milhões de imigrantes, de 70 diferentes nacionalidades
Estado mais cosmopolita da América do Sul, São Paulo abriga cerca de três milhões de imigrantes, de 70 diferentes nacionalidades. Sua população, a mais diversificada do Brasil, descende principalmente de imigrantes italianos e portugueses, embora haja também forte influência de ameríndios e africanos e de outras grandes correntes migratórias, como árabes, alemães, espanhóis e japoneses. Construído com o esforço de povos de todos os cantos do Brasil e do mundo, mantém arraigado em cada pedaço desta terra a vocação para o trabalho.
Mais rica das unidades federativas, São Paulo também figura entre os estados com alto Índice de Desenvolvimento Humano, sendo superado apenas por Santa Catarina e pelo Distrito Federal. Responsável por mais de 31% do PIB do país, São Paulo legitima seu status de "motor econômico" do Brasil por possuir melhor infraestrutura, mão de obra qualificada, fabricar produtos de alta tecnologia, além de abrigar o maior parque industrial e a maior produção econômica.
Mas o destaque não fica somente na indústria. O paulista também prima pela excelência nas áreas de agricultura e pecuária. Na economia, dos 260 shopping centers existentes no país, 80 estão localizados no Estado, sendo responsáveis por mais de 200 mil empregos, e uma ampla rede atacadista e varejista espalhada pelos municípios. Por tudo isso, São Paulo pode mesmo ser resumida como uma potência civil, espiritual e socioeconômica.

Centro de Medicina Nuclear segue padrão internacional

O Centro de Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, está com novas instalações. Os espaços permitirão atendimento mais integrado, com conforto e agilidade para pacientes, médicos e funcionários, elevando os serviços a um padrão internacional. “Esse investimento em pesquisa vai possibilitar novos avanços para um diagnóstico mais rápido e tratamentos mais eficazes”, disse o governador Geraldo Alckmin durante a inauguração da unidade. O investimento do governo do Estado foi de R$ 6,5 milhões.

Alckmin destacou ainda as melhorias do Serviço de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia (InRad-HCFMUSP). No segundo pavimento, foi criado um dos mais modernos centros de pesquisa em imagem molecular do Brasil, composto por oito laboratórios e um biotério para armazenamento de pequenos animais. A área está equipada com um novo e moderno equipamento MICRO-PET-SPECT-CT multiusuário (Projeto FINEP), para pesquisas pré-clínicas em pequenos animais, em especial ratos e camundongos. 

O equipamento, junto com os laboratórios de apoio, somados ao Cíclotron (instalado no subsolo) e ao PET-CT (instalado no térreo), transformam o Serviço de Medicina Nuclear do InRad em um centro de excelência em Medicina Nuclear e imagem molecular, nivelado aos maiores centros internacionais. “Ficamos muito felizes de ver o quanto o dinheiro público de São Paulo está sendo bem aplicado para trazer benefícos à população”, afirmou Alckmin. 

Segundo o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, o novo espaço representa um importante avanço na área de pesquisa. "O Centro de Medicina Nuclear busca as novas fronteiras da inovação e as novas tecnologias. A renovação desta parte do Hospital das Clínicas é um esforço do governo de São Paulo em poder dar a quem precisa uma medicina moderna e de alto nível."

Recursos

As novas instalações do serviço permitirão acompanhar os tumores em animais de laboratórios e os efeitos de tratamentos experimentais em nível molecular, avaliando, assim, o potencial terapêutico de novas drogas em tempo real. A geração de conhecimentos neste campo permitirá trazer contribuições nas áreas de oncologia, cardiologia e neuropsiquiatria.

Remédio de graça para a população

O Dose Certa é o Programa de Assistência Farmacêutica Básica da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo que fornece, gratuitamente, medicamentos para os municípios do Estado. Os produtos são, em sua grande maioria, fabricados pela Fundação para o Remédio Popular – Furp e entregues, sem intermediários, conforme cronograma estabelecido.
Desde 1995, quando foi criado, o Dose Certa já entregou mais de 19 bilhões de unidades farmacêuticas. São 69 tipos de medicamentos – que cobrem a maioria das doenças com maior incidência –como analgésicos, antitérmicos, antibióticos, antiinflamatórios, vitaminas, pomadas e medicamentos para tratamento da hipertensão.
Fábricas de Saúde
Com o objetivo de ampliar a oferta de medicamentos, o Governo do Estado, por meio da Fundação para o Remédio Popular, construiu e equipou duas novas fábricas: em Guarulhos, inaugurada em 2007, e em Américo Brasiliense, que começou a produzir em 2009.
A fábrica de Guarulhos tem capacidade de produzir até 1 bilhão de unidades farmacêuticas por ano, entre psicotrópicos, antibióticos e medicamentos para tuberculose e hanseníase. A SES-SP investiu mais de R$ 34 milhões para construção e aquisição de equipamentos de última geração, como a compressora capaz de produzir até 270 mil comprimidos por hora e a encapsuladora que fabrica até 40 mil cápsulas/hora.
Na Furp de Américo Brasiliense, primeira fábrica pública de medicamentos genéricos do Brasil, foram aplicados R$ 180 milhões de reais. A fábrica conta com área construída de 26 mil metros quadrados e capacidade de produção de 21,6 milhões de ampolas e 1,4 bilhão de comprimidos ao ano.

Ainda na área de produção de medicamentos, o Estado conta com a fábrica de vacinas do Instituto Butantan. Ali também está sendo criada a fábrica de hemoderivados, que produzirá imunobiológicos a partir do fracionamento do plasma de sangue humano, como imunoglobulinas e albuminas, para tratamento de doenças como hemofilia, raiva e difteria. Atualmente, o fracionamento do plasma sanguíneo é realizado na Europa e o produto final, importado pelo Ministério da Saúde.

Cultura para todos

Levar a cultura ao interior do Estado e dar acesso a quem não tem são prioridades da Secretaria da Cultura de São Paulo. Para isso, há uma série de projetos inovadores e conectados às necessidades e interesses da população.

Foi lançado, em 2011, o Sistema Paulista de Música, que integra programas como o Projeto Guri, de iniciação musical a 50 mil crianças e jovens. O objetivo é que os jovens tenham a possibilidade de dar continuidade aos seus estudos até chegar a uma orquestra profissional.
Eventos como a Virada Cultural Paulista, o Circuito Cultural e a Viagem Literária crescem a cada ano, expandindo-se em municípios do interior e litoral paulista e conquistando um público cada vez maior. A programação é diversificada, reunindo artistas renomados e manifestações artísticas regionais que valorizam as peculiaridades de cada localidade.

Outro programa de destaque é o das Fábricas de Cultura, instaladas nas regiões da capital em que os jovens estão mais vulneráveis a situações de violência e abandono. Serão nove unidades com programação de oficinas de arte voltadas aos jovens de sete a 19 anos.
Os museus do Estado também recebem atenção especial, já que são importantes agentes de difusão e preservação do patrimônio cultural. Iniciativas inovadoras, como o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Futebol e o Museu Catavento – que, juntos já receberam um público de mais de três milhões de pessoas -, além da inauguração, em 2012, do MAC-USP na antiga sede do Detran, dão o tom às ações da Secretaria.
O incentivo à produção cultural também ganha destaque com o ProAC ICMS, que confere benefício fiscal a quem patrocina ações na área da Cultura, e o ProAC Editais, que realiza mais de 25 editais para as mais diferentes áreas, como dança, teatro, cinema e circo.