quarta-feira, 30 de maio de 2012

Túnel Santos-Guarujá vai melhorar mobilidade urbana na Baixada Santista


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou nesta quarta-feira, 30, a contratação do projeto executivo para a construção do túnel Santos-Guarujá, em Santos. Considerada uma das principais obras do Governo do Estado, o túnel vai trazer benefícios ao trânsito e melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nas duas cidades da Baixada Santista.

“Temos aqui o que há de melhor para esta que vai ser a nossa obra mais desafiadora. O túnel Santos-Guarujá prevê pessoas passando a pé, de bicicleta, carro, moto, ônibus, caminhão e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)”, disse o governador.

Entre os benefícios anunciados nesta quarta-feira para a Baixada também está a renovação da frota dos caminhões dos motoristas que trabalham no Porto de Santos. O Governo vai criar o Renova São Paulo, programa que vai proporcionar juros zero para os caminhoneiros, que terão 120 meses para pagar o veículo novo. “A renovação da frota dos caminhões vai trazer mais segurança e melhorar o meio ambiente, já que uma das causas do efeito estufa é o diesel”, destacou Alckmin.

Anchieta
O governador também anunciou dois esperados projetos para aliviar os congestionamentos na Baixada Santista: a ampliação da interseção das rodovias Cônego Domenico Rangoni (SP-55) - antiga Piaçaguera-Guarujá - e Anchieta (SP 160) e a construção de faixa adicional na Cônego. “Há um grande gargalo no caminho até Cubatão. Autorizamos hoje R$ 328 milhões para ampliação do trevo e duplicação da Rodovia Cônego Rangoni”, afirmou o governador.

Escola de Moda chega a Pindorama e Parisi


A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, inaugurou nessa terça, 29, os Pólos Regionais da Escola de Moda nos municípios de Pindorama e Parisi, na região de São José do Rio Preto. Já são dezoito pólos instalados no Estado de São Paulo. Segundo dona Lu, esse e todos os demais projetos do Fundo Social são inspirados nas demandas dos cidadãos. "É a população que diz o que precisa, o que quer."

O Fundo Social Municipal fornece um Kit Costura contendo dez máquinas de costura, cadeiras, mesas, ferros e tábuas de passar; conteúdo didático que inclui mídia com o conteúdo das apostilas e moldes; suporte das assistentes sociais e repasse para aquisição de insumos como fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos. O município beneficiado fica responsável pelo espaço físico e pagamento dos professores.

O Estado contará com 56 Pólos Regionais de Moda, sendo 28 em entidades assistenciais da capital e 28 no interior. "Queremos transformar São Paulo no maior pólo de moda do Brasil", disse Lu Alckmin.

SERVIÇO
Polo Regional da Escola de Moda - Pindorama
rua Augusto Jorge Estevan, s/n (esquina com rua Carlos de Camargo de Lourenço) - Centro

Polo Regional da Escola de Moda - Parisi
rua Luiz Paulo Belucci, 613 - Centro

Dia Mundial sem Tabaco: Secretaria da Saúde promove ação no Masp


Qual seu grau de dependência do tabaco? A resposta pode ser conhecida nos testes que a Secretaria de Estado da Saúde vai promover nesta quinta-feira, 31, Dia Mundial sem Tacabo. A ação será realizada das 10h às 15h no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na avenida Paulista. Profissionais do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) vão distribuir folhetos informativos sobre o assunto. Também será possível fazer uma avaliação odontológica para identificar possíveis lesões pré-cancerígenas causadas pelo tabaco. 

Os profissionais vão oferecer um teste chamado monoximetria, que mede o índice de monóxico de carbono (CO) no pulmão. Quem apresentar alto risco de dependência será encaminhado a serviços especializados para tratamento gratuito. Haverá ainda palestras a cada meia hora para alertar sobre os males do cigarro. A população também poderá participar de atividades físicas promovidas pelo programa Agita São Paulo, da Secretaria da Saúde.

SERVIÇOAção da Secretaria de Saúde contra o tabagismo
local: vão livre do Masp
data: 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco
endereço: avenida Paulista, 1.578
horário:  das 10h às 15h

Das 20 melhores rodovias do País, 19 são paulistas


O motorista que sai de São Paulo e vai até a estância de Águas de Santa Bárbara viaja pela melhor rodovia do país, a Castello Branco (SP 280). Ao dirigir por outras 18 rodovias do Estado, fará a mesma constatação. É o que afirma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) feita em 2011. Atualmente, das 20 melhores rodovias do Brasil, 19 são paulistas e fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, fiscalizado e gerenciado pela ARTESP.
Na segunda posição do ranking figura a Rodovia dos Bandeirantes (SP 348). Em terceiro, a ligação entre Ribeirão Preto e Borborema, pela SP 333. Das rodovias que partem da capital paulista, destaca-se também o Sistema Anchieta-Imigrantes, que subiu da 15° posição para a 12° e permanece considerada ótima rodovia sob os aspectos avaliados: geometria, sinalização e pavimento.
Outra que chama a atenção pela melhora no ranking é o Sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP 070). Concedido em meados de 2009, o Sistema recebeu R$ 330 milhões de investimentos em obras e na operação e manutenção das rodovias, o que refletiu na escalada de onze posições: do 22° lugar em 2010 para 11° este ano. A partir da concessão a tarifa de pedágio da rodovia, ficou 40% mais barata sem ter comprometido o nível de investimentos.
Ainda de acordo com o levantamento da CNT, 79% dos trechos paulistas avaliados estão classificados como “ótimo” ou “bom”. Quando considerado todo o País, 57% das rodovias estão em condições regulares, ruins ou péssimas.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Moderna Infraestrutura

Foto de Fábrica de Clorocarbono
Ampla e completa infraestrutura
Principal produtor e consumidor do Brasil, o Estado de São Paulo conta com uma ampla e completa infraestrutura. Em um país que depende majoritariamente do transporte rodoviário, a qualidade das rodovias e a intermodalidade representam diferenciais competitivos de São Paulo. Sua infraestrutura impulsiona as exportações paulistas.
Os entroncamentos multimodais permitem integrar o transporte por rodovias, ferrovias e sistema hidroviário até os portos de Santos e São Sebastião e os aeroportos de Campinas e Guarulhos. A Hidrovia Tietê-Paraná, além de ligar São Paulo a outros quatro Estados brasileiros, também leva os produtos paulistas a nações vizinhas, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Em 2010, o Porto de Santos movimentou mais de 96 milhões de toneladas de carga, sendo 37% de carga geral, 47% de sólidos a granel e 16% de líquidos a granel. Já o Porto de São Sebastião, em seu cais comercial público, movimentou 653 mil toneladas em 2010, sendo aproximadamente 74% de granéis sólidos como barrilha, sulfato de sódio e cevada.
Tanto para o mercado interno quanto o externo, a infraestrutura de transportes garante a São Paulo indicadores que o transformam na maior potência econômica do Brasil e uma das maiores da América Latina.  http://www.investe.sp.gov.br/porque/infraestrutura

A República

O fim do Império já estava selado quando foi declarada a Abolição da Escravidão em 1888. A perda de apoio das elites conservadoras, agravada pelas fricções do imperador com a Igreja, na chamada "Questão religiosa", e a crise no Exército após a guerra do Paraguai, origem da "Questão militar", determinariam a queda de Dom Pedro II. Assim, ele seria deposto por um movimento militar liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 1889. Teve início então o primeiro período republicano no Brasil. Até 1930, a República é controlada pelas oligarquias agrárias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A importância econômica do café produzido em São Paulo e do gado de Minas Gerais sustenta a "política do café-com-leite", em que paulistas e mineiros se alternam na presidência da República. Na verdade, São Paulo apenas mantinha o poder que conquistara com a consolidação das novas bases econômicas do país nas últimas décadas do Império. A ferrovia puxava a expansão da cafeicultura, atraía imigrantes e permitia a colonização de novas áreas, enquanto nas cidades a industrialização avançava, criava novos contornos urbanos e abria espaço para novas classes sociais, o operariado e a classe média. Mais próspero do que nunca, e agora um Estado de verdade dentro da Federação, São Paulo via surgir a cada dia uma novidade diferente: a eletricidade substituía o lampião a gás; chegavam os primeiros carros (o primeiro de todos pertenceu ao pai de Santos Dumont, em 1891); cresciam as linhas de bondes elétricos; construíam-se na capital grandes obras urbanas, entre elas, o Viaduto do Chá e a Avenida Paulista.
A singularidade desse período está na forma intensa com que tudo se multiplica, desde a imigração, que no campo sustenta a cafeicultura, até o desenvolvimento das cidades, que levam São Paulo a perder suas feições de província e tornar-se a economia mais dinâmica do país.
MAIS INFORMAÇÃO:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/historia_republica

Uma potência chamada São Paulo

São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. O Estado está localizado no sul da região Sudeste e tem como limites os estados Minas Gerais (N e NE), Rio de Janeiro (NE), oceano Atlântico (L), Paraná (S) e Mato Grosso do Sul (O). Ocupa uma área de 248.808,8 quilômetros quadrados, sendo pouco maior que o Reino Unido. Sua capital é a cidade de São Paulo e seu atual governador é Geraldo Alckmin.
Falar do Estado de São Paulo é sempre no superlativo. Terceira unidade administrativa mais populosa da América do Sul, superada apenas pelo próprio país e ligeiramente pela Colômbia, à frente da Argentina e de todos os outros países sul-americanos. Tem a maior população do Brasil: são mais de 40 milhões de habitantes distribuídos em 645 municípios.
Estado mais cosmopolita da América do Sul, São Paulo abriga cerca de três milhões de imigrantes, de 70 diferentes nacionalidades
Estado mais cosmopolita da América do Sul, São Paulo abriga cerca de três milhões de imigrantes, de 70 diferentes nacionalidades. Sua população, a mais diversificada do Brasil, descende principalmente de imigrantes italianos e portugueses, embora haja também forte influência de ameríndios e africanos e de outras grandes correntes migratórias, como árabes, alemães, espanhóis e japoneses. Construído com o esforço de povos de todos os cantos do Brasil e do mundo, mantém arraigado em cada pedaço desta terra a vocação para o trabalho.
Mais rica das unidades federativas, São Paulo também figura entre os estados com alto Índice de Desenvolvimento Humano, sendo superado apenas por Santa Catarina e pelo Distrito Federal. Responsável por mais de 31% do PIB do país, São Paulo legitima seu status de "motor econômico" do Brasil por possuir melhor infraestrutura, mão de obra qualificada, fabricar produtos de alta tecnologia, além de abrigar o maior parque industrial e a maior produção econômica.
Mas o destaque não fica somente na indústria. O paulista também prima pela excelência nas áreas de agricultura e pecuária. Na economia, dos 260 shopping centers existentes no país, 80 estão localizados no Estado, sendo responsáveis por mais de 200 mil empregos, e uma ampla rede atacadista e varejista espalhada pelos municípios. Por tudo isso, São Paulo pode mesmo ser resumida como uma potência civil, espiritual e socioeconômica.